terça-feira, 18 de novembro de 2008

O planeta reage ao homem

O aquecimento global não é um fenômeno natural, mas um problema criado pelos homens. Qualquer pequena tora de madeira, cada gota de óleo e gás que os seres humanos queimam são jogados na atmosfera e ficam na camada de gases ao redor da Terra. Isso forma uma espécie de cobertor cada dia mais espesso que torna o planeta cada vez mais quente e não permite a saída de radiação solar: é o efeito estufa, causador de vários impactos negativos sobre as pessoas e a natureza. No passado, o clima da Terra mudou devido a circunstâncias naturais da atmosfera.
As mudanças que presenciamos hoje e as que são esperadas, vão ocorrer principalmente por causa do comportamento humano: o ser humano está simplesmente lançando na atmosfera gases causadores do efeito estufa em excesso. Desde a Revolução Industrial, os seres humanos começaram a queimar combustíveis fósseis maciçamente para abastecer veículos, aquecer casas, produzir e vender produtos, e gerar energia. Essa queima lança na atmosfera gases de efeito estufa.
O mais importante deles é o dióxido de carbono (CO2). O resultado é um acúmulo de gases acima do normal, resultando no acúmulo de gases. O desmatamento também lança na atmosfera gases de efeito estufa. Ao serem cortadas e queimadas, as árvores liberam para a atmosfera o dióxido de carbono que havia nelas.
É assim que acontece cerca de 75% das emissões de gases de efeito estufa no Brasil, levando o país a ser o 4o. maior emissor do planeta. O aumento do dióxido de carbono e de outros gases na atmosfera acaba engrossando o cobertor de gases na camada atmosférica, o que resulta em calor demasiado capturado pela atmosfera terrestre. Isso causa o aquecimento global: as temperaturas mundiais aumentam e provocam as mudanças climáticas.
.
Fonte: wwf Brasil

Um comentário:

Unknown disse...

Ola
tudo bem?
espero que sim

gostava que fosse a

www.avanessaguerradesafio.blogspot.com

e que votasse na minha tela

beijinhos

Carla Cunha